MADEIRAMENTO DE UM TELHADO

Postado em 13 de janeiro de 2014 por wstelhas - Categoria(s): Telhas

É fundamental que a estrutura do telhado esteja em perfeito esquadro para que não haja empeno no madeiramento (madeira) e não prejudicar o efeito estético e a segurança do mesmo.
Usar madeiras de qualidade, de boa resistência e durabilidade (Peroba Rosa).
Quando usar madeiramentos aparelhados, recomenda-se comprar sempre bitola maior do que a especificada, como viga especificada 6×12 comprar 6×16, ripa 1,5×5 comprar 2,5×5 e assim por diante, pela perca de grossura no aparelhamento.
Usar vigamento com no mínimo 6 x 12 na cumeeira, terças e tesouras (quando houver).
Terças intermediárias com distanciamento de no Máximo 1,50 Mts.
Os caibros devem Ter medidas mínima de 5 x 6 e distanciamento de 50 cm no máximo eixo a eixo.
A colocação das ripas inicia-se de cima para baixo, ou seja, da cumeeira para o beiral e distanciamento (galga) de acordo com a telha a ser usada. Não aconselhamos que inicie a colocação das ripas sem ter o lote das telhas a serem usadas disponível na obra.
As ripas devem ter medida padrão de 1,5 x 5cm ou ripão de 2,5×5cm, conforme a telha a ser utilizada.O verdadeiro calculo das necessidades de resistência e suporte de um telhado, deve ser feito por um profissional habilitado, as medidas informadas são somente para orientar, pois cada vão e cada tipo de cobertura tem suas proprias especificações.

Deixe seu comentário: