Publicado em Deixe um comentário

Palavra do Arquiteto com Gabriela Richter

Hoje o nosso papo será com a arquiteta e urbanista, Gabriela Richter. Formada pela Católica de Santa Catarina, atua no ramo da arquitetura de São Bento do Sul e região, desenvolvendo projetos de interiores, arquitetônicos e paisagismo. Em constante atualização, a arquiteta sempre está presente nas feiras mais renomadas do segmento, trazendo todas as novidades e tendências para seus projetos. 

O assunto da vez são os revestimentos! Esclareça aqui aquelas dúvidas que sempre aparecem na hora de definir a superfície que será revestida e qual o material ideal para cada ambiente. Essas e outras dicas você confere a seguir. 

Função, aplicabilidade, diferenças e tipos revestimento:

A principal função do revestimento é cobrir qualquer superfície, seja ela ela chão, parede ou estruturas como bancadas e cubas. A definição do revestimento a ser usado varia de acordo com cada ambiente, entrando na gama de revestimentos azulejos, pastilhas, porcelanatos, cerâmicos, papel de parede e gesso. Em resumo, tudo o que reveste alguma superfície é considerado um revestimento. 

Proteger e embelezar o ambiente também fazem parte das funções do revestimento e são diretrizes importantes na hora da escolha. A higienização também é um fator a ser levado em conta. Por exemplo, em ambientes em que a vigilância sanitária exige materiais de fácil limpeza opte por revestimentos que podem ser molhados como porcelanato e cerâmica.

Além disso, os revestimentos também podem ser utilizados como forma de delimitar ambientes com diferentes formas de instalação, mudança de tipos e formatos. A transição entre cozinhas e áreas comuns costuma ter a delimitação através do piso. 

A diferença entre os acabamentos também é importante de ser levada em conta. Porcelanatos podem ser polidos (brilhantes) ou acetinado (fosco) e possuem diversos tipos de desenho nas peças possibilitando se aproximar de superfícies como madeiras, materiais nobres como o mármore calacata. Entre o piso cerâmico e o porcelanato, a maior diferença é a retificação das bordas, mais comum no porcelanato e a durabilidade do produto que é superior também no porcelanato. 

O piso vinílico é outra opção de revestimento que se assemelha ao piso laminado, possui o mesmo desenho, têm leves detalhes em relevo de madeira, gera pouco barulho e possibilita a higienização molhada. Já o laminado, por ser madeira não permite a limpeza com água, no entanto sua instalação é simplificada em comparação ao vinílico que pode exigir nivelamento de piso ou mantas na hora da instalação.  

Como escolher um bom revestimento? 

É importante levar em conta qual ambiente em que o revestimento será instalado. Essa é a  principal diretriz para saber em qual nicho buscar, pois cada local tem suas particularidades exigindo materiais e formatos específicos. Por exemplo, atente-se se é um ambiente úmido (cozinha, banheiro, área de serviço) ou seco (quartos, salas, escritórios) o que influencia diretamente a escolha do material e o tamanho do ambiente para o melhor aproveitamento do piso sem perda de material ou cortes nas peças. 

Porcelanato em foco!

O porcelanato atualmente é um dos revestimentos que estão mais em alta com diversos tipos: para áreas externas, parede ou chão. É importante relembrar que os porcelanatos de chão sempre podem ser usados em paredes, mas os porcelanatos de parede nem sempre podem ser instalados no chão por conta da sua resistência e relevo.  

Também é possível utilizar esse revestimento em bancadas, escadas, degraus ou cuba, para dar continuidade ao design. No caso da cuba esculpida é possível adaptar o formato e criar uma nova estrutura em espaços limitados com medidas específicas que são difíceis de encontrar prontas. 

Para fachadas de residências, comércios ou edifícios também é possível utilizar o porcelanato, sem limitar o seu uso apenas para o interior, com peças que imitam outros materiais e em grandes formatos para a melhor adequação da fachada. Também é importante ressaltar que a iluminação faz toda a diferença na valorização do porcelanato. Com a luz correta é possível criar efeitos como luz e sombra e amplitude ao ambiente.

Essas foram as dicas sobre revestimentos com foco em porcelanatos. Obrigado a nossa parceira, Gabriela Richter pela contribuição. Conheça o trabalho da arquiteta visitando o seu Instagram profissional @gabrielarichter.arq.  

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa e não deixe de conferir as opções de revestimentos disponíveis em nossa loja.

Publicado em Deixe um comentário

Novidade em Aquecimento Hidráulico

Tem novidade na WS. A linha PPR da Krona com produtos específicos para condução de água quente em projetos residenciais, comerciais ou industriais, já está à venda em nossa loja. A linha conta com todos os materiais necessários para implementação do sistema hidráulico de aquecimento em construções ou reformas.


Produzidos com a mais alta qualidade, os produtos PPR da Krona têm boa durabilidade exigindo pouca manutenção, além de serem extremamente seguros, podendo suportar a pressão máxima de 25 Kgf/cm² a temperatura de 20°C, e 8 Kgf/cm² a temperatura de 70°C.


Outro ponto positivo do uso do material é o seu valor. Extremamente econômico, o PPR é a tubulação de água quente com um dos melhores custos-benefícios do mercado, se sobressaindo em relação à produtos similares por sua qualidade e preço atrativo.


Além de indicarmos a linha PPR da Krona para o aquecimento hidráulico de edificações, também recomendamos a instalação das tubulações PPR ainda na fase da construção mesmo que a água aquecida não seja uma prioridade no momento.


Com as tubulações instaladas, o aquecimento hidráulico se torna uma possibilidade de fácil acionamento uma vez que não será necessário realizar novas obras ou quebra de concreto para inserção dos tubos no futuro.


Venha até nossa loja e conheça a linha PPR da Krona. Esperamos você!

Publicado em Deixe um comentário

Como escolher o tipo de torneira ideal para minha casa?

Uma das últimas etapas de reformas e construções é a definição dos acabamentos. Do revestimento até as torneiras, essas escolhas são muito esperadas pois são elas que darão personalidade e praticidade ao lar. 

Hoje em dia, existem diversos modelos, materiais e designs de torneiras e misturadores disponíveis no mercado, o que aumenta ainda mais as combinações possíveis tornando essas peças muitas vezes até parte central da decoração, assim como se torna necessário entender qual a função e ambiente mais indicado para cada modelo.  

Vem com a gente entender um pouco mais do universo das torneiras e misturadores!

Misturadores e Torneiras, qual a diferença? 

Uma importante definição que influenciará em cheio essa escolha, é decidir se o metal de banheiros, cozinhas ou área gourmet serão de água fria e quente (misturador) ou apenas de água fria (torneira). 

Essa decisão elimina diversas opções e filtra apenas aquelas que se enquadram na necessidade de cada ambiente. 

Misturadores: mono ou duplo comando 

Ambas as opções, quando instaladas, servirão como fonte de água fria ou quente.

A diferença está no monocomando que possui apenas um registro e regula a temperatura da água de acordo com a direção (direita ou esquerda) de acionamento já o duplo comando possui dois registros e a água fria ou quente pode ser acionada individualmente. 

Posição 

A posição de uso da torneira ou misturador também influenciará a escolha dos metais já que a relação de altura entre a pia ou cuba deve ser levada em conta na hora da instalação e uso do produto, além do espaço ideal que deve ser reservado para essas peças. 

Por isso temos torneiras e misturadores de bica alta que são muito utilizados em cozinhas, áreas gourmet e banheiros trazendo mais conforto durante o uso. Já a bica baixa é mais comum em banheiros e lavabos quando a disponibilidade de espaço é reduzida e ainda metais que são fixados diretamente na parede, como é o caso dos registros. 

Torneiras Multitemperatura ou com filtro 

Dentro da ampla gama de modelos de torneiras, temos também as torneiras elétricas ou com filtro de água comumente usadas em cozinhas para o auxílio na hora de lavar a louça e variações de temperatura pré-estabelecidas e também para otimizar o espaço eliminando a necessidade de um filtro maior e garantindo água potável para a residência. 

Esses são alguns fatores que devem ser levados em conta ao escolher a torneira ou misturador ideal para o seu lar. Além disso, vale lembrar que é necessário conferir os requerimentos hidráulicos de cada peça para que não haja nenhum contratempo ou problema na hora da instalação. 

Venha conferir os modelos da mais alta qualidade e praticidade disponíveis em nossa loja e otimize os ambientes da sua casa!